segunda-feira, 24 de outubro de 2011



1. Considerando a lênda do anel de Giges o que você faria se pudesse se tornar invisível?
Enquanto eu tivesse esse poder faria coisas a meu favor e aos outros, como descobrir quem são meus amigos de verdade. Porque o anel se trata de uma ajuda, o seu possuidor é quem escolheria fazer coisas boas ou coisas ruins.
2. Como podemos relacionar o texto de Comte-Sponville ao pensamento do filósofo francês Alain que diz: "A moral nunca é para o vizinho".



Quando não é falando de nós mesmos, queremos sempre impor o moralismo ao invés da moral.



3.Você concorda que o sujeito moral amadurece em suas responsabilidades passando da heteronomia para a autonomia?



Sim, quando nos tornamos autonomos, podemos nos avaliar de uma forma melhor, impondo nos limites, direitos e deveres.



4.Em que sentido a intersubjetividade é ponto de partida e de chegada para a constituição do sujeito moral?



A moral é algo que construimos através da intersubjetividade de uma sociedade, de uma cultura.



5. Comente sobre a proposição: "Pela primeira vez, na história da espécie humana, os homens foram praticamente colocados ante a tarefa de assumir responsabilidade solidária pelos efeitos de suas ações em medida planetária. (Karl Otto Apel).



Significa o quanto o homem, hoje e sempre, depende de suas atitudes diante a natureza.



6- O mito grego de Narcíso retrata um personagem que morre enamorado pela própria imagem refletida na água. Narciso não consegue superar o egoismo de seus sentimentos... É possível construir uma moralidade ou eticidade com base num comportamento narcísico? Sim, não... Por quê?



Sim, apesar do egoísmo que ele é apresentou, foi natural, como todos os humanos erram, ele errou.


















segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os valores



1. Os valores são aqueles impostos pelos pais desde que nascemos e principalmente aquelas que são impostos pela sociedade. Também são aqueles que nos dão a obrigação de obedecer e sem questionar.


2. Os nossos valores vem de Deus, aquele que desacredidata não sabe o que diz a Bíblia.Também vem da família, o lugar onde aprendemos todos os nossos valores.



3. A não indiferença representa o inicio do importe-se o reconhecimento da imagem do outro a importancia de alguem que ocupe um lugar na sua vida.


4. O homen nasce uma pessoa boa mas o mundo e a sociedade o corrompe levando para o lado ruim, fazendo um homen ruim.



5. Sedgewick é um garoto que contesta a filosofia e o tipo de ensino do professor, mas apesar disso, o professor o acha muito inteligente e insiste em tentar muda-lo para melhor, mas ele prefere continuar fazendo coisas erradas e acaba traindo a confiança do professor quebrando a ética, trapaceando. Ele não tem valores.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Uma agenda para o século XXI



São problemas que se apresentam para a juventude do século 21:



violência;



preconceito;



estudo(qualificação profissional).



Para a solução desses problemas seria necessário que os jovens tenham prioridades de um acompanhamento dos pais e de profissionais para que não caiam no mundo do crime e também que se fortifiquem mentalmente para não ter a ideia que as pessoas são diferentes, mas principalmente que os pais ajudem no seu desenpenho escolar, para tudo isso acontecer nós jovens dependemos de metas como o querer e conseguir, resoluções de problemas , pois sem elas nada acontece.Um grande exemplo é necessário, e ninguém melhor do que seus pais, como eles sempre dizem "seu futuro depende do seu estudo".Para um jovem entender isso é preciso que ele saiba o que vai ser na vida, como um objetivo para o topo.



Para ser um jovem do século XXI não é nada fácil, tem que enfrentar grandes problemas, desafios e principalmente encontra as soluções com suas metas.




segunda-feira, 23 de maio de 2011

Qual a função do espaço público, do erário público e da lei na democracia?

Embora o tribunato proposto por Rousseau não seja o mesmo tribunato da plebe, existe uma grande semelhança entre eles, assim como com o Ministério Público.

De fato, Rousseau disse que o tribunato não faria parte da pólis e não deveria possuir qualquer porção de poder executivo ou legislativo. Ora, a configuração atual do Ministério Público brasileiro é aproximadamente esta. Ele não faz parte dos Poderes executivo, legislativo ou judicial, nem possui poder de executar as leis ou de legislar. Só administra os recursos públicos destinados à sua própria manutenção, por conta da sua autonomia orçamentária (art. 127, § 2º, da CF/88, com redação dada pela EC n. 19/98)).



Qual a relação entre a criação dos legisladores pelos gregos e democracia?



Na parte final da história grega, durante o Período Helenístico (IV – I a.C.), temos a ocorrência da dominação promovida pelos povos macedônios. Sob o comando de Alexandre, O Grande, a cultura grega sofreu contato com valores das culturas orientais. No século II a.C. será a vez dos romanos incorporarem o conjunto de tradições e costumes helênicos e, por fim, desarticularem o Antigo Mundo Grego.