segunda-feira, 29 de outubro de 2012

LEI DE COTAS:
O presente artigo científico tem o objetivo analisar a Lei de Cotas que reserva no setor público e privado, vagas de emprego às pessoas com deficiências visando sua inclusão social. Analisa os argumentos dos empregadores e a situação das pessoas com deficiência que tentam ser inseridas no mercado de trabalho. O método utilizado é o dialético, pois auxilia na análise dos fatos sociais dentro de um aspecto que enfatiza as contradições inerentes a todos os fenômenos sociais. Segundo dados estatísticos do Ministério do trabalho, o percentual de pessoas beneficiadas é considerado ainda muito baixo. A Lei de Cotas é um grande avanço no ordenamento jurídico brasileiro, mas, para que a lei tenha a eficácia, faz-se necessário que seus destinatários exijam os direitos que lhes são inerentes, através dos órgãos competentes.

QUEM LEVOU AO STF O PEDIDO DE INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI DE COTAS E QUAL O FUNDAMENTO APRESENTADO:
Foi julgado e a proposta do DEM foi derrubada na votação, pois a maioria dos ministros condenou a proposta.

As ações afirmativas causam polêmica não só no âmbito jurídico, mas em toda a sociedade, especialmente quando relacionadas com questões raciais. Contudo, as cotas raciais não devem ser analisadas sob uma perspectiva reducionista de seus efeitos, mas sim levando em conta sua contribuição para a concretização do direito fundamental à educação.
Não se deve ignorar que nem toda diferenciação legal ou discriminação é ilícita. O princípio da igualdade ou isonomia é abordado pela doutrina e pelos tribunais não somente em seu ponto de vista material, mas também sob uma perspectiva formal: o primeiro diz respeito ao tratamento efetivamente isonômico de todos, conferindo iguais oportunidades e proteção (mesmo que por meio de ações diferenciadas), enquanto a igualdade formal consiste no tratamento equânime pela lei, sem considerar qualquer diferença pessoal ou coletiva.

QUAL A POSTURA DO STF EM RELAÇÃO A LEI DE COTAS:
Em seu voto, o ministro Joaquim Barbosa citou julgamento da Suprema Corte americana que validou o sistema de cotas para negros nos Estados Unidos, ao dizer que o principal argumento que levou àquela decisão foi o seguinte:

“Os EUA eram e continuam a ser um país líder no mundo livre, mas seria insustentável manter-se como livre, mantendo uma situação interna como aquela”. Texto da Folha.com.
Ele citou um exemplo dos EUA, para apoiar o seu voto, citando o exemplo das cotas raciais que por lá vigoram.

APRESENTE O FUNDAMENTO DE UM MINISTRO DO STF, EM RELAÇÃO A LEI DE COTAS, E COMENTE:
LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, lei de contratação de Deficientes nas Empresas. Lei 8213/91, lei cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de portadores de necessidades especiais.

Art. 93 - a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção:

- até 200 funcionários.................. 2%

- de 201 a 500 funcionários........... 3%

- de 501 a 1000 funcionários......... 4%

- de 1001 em diante funcionários... 5%


COMENTE O CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO:
Os vetos da presidente Dilma Rousseff ao texto que modificou a MP do Código Florestal atingiram uma parcela dos médios produtores e limitaram vantagens esperadas pelos grandes agricultores, mas decreto publicado nesta quinta-feira (18) define regras que facilitam a regularização dos que desmataram ilegalmente áreas de proteção permanente. Assim, multas por desmatamentos ilegais poderão ser convertidas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.
O projeto (PLV) 21/2012 resultou de modificações feitas na Medida Provisória (MP) 571/2012, editada para suprir lacunas deixadas também por vetos da presidente ao projeto de novo Código Florestal (Lei 12.51/2012) enviado pelo Congresso ao Executivo.
Nesta quarta-feira (18), o Executivo incorporou a maior parte das modificações propostas ao novo código, vetou partes consideradas prejudiciais ao meio ambiente e, ao mesmo tempo, editou o Decreto 7.830/2012, suprindo os vetos e introduzindo normas para a regularização ambiental.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PARADIGMAS

Você poderia explicar por que Heródoto Barbeiro faz esta afirmação em relação à quebra de paradigmas da mídia?
Ele quer dizer que a rede social e da internet podem causar algum problema na sua carreira ou pode melhorar de modo significante. Qualquer coisa que ele postar pode ser crucial para o trabalho nele e talvez para os colegas de trabalho.

Essa quebra de paradigmas é positiva ou negativa?

De um lado pode ser positivo por outro pode ser negativo. Esse lado positivo pode ser que ele consiga fazer o seu trabalho direito como o seu patrão lhe informou. Esse lado negativo pode ser que ele fique de um jeito que não faça mais aquele trabalho ou ordem que o patrão lhe informou.

No seu entendimento como o articulista propõe essa relação?

Quando o funcionário faz um bom trabalho, tem tudo que ele se saia bem com os colegas e patrão dele. Caso contrário, ele pode ser até demitido e causar um péssimo rendimento e comportamento para as outras empresas ou futuros patrões dele.
  Você poderia explicitá-las dizendo como e quem faz essa quebra de paradigmas?
Talvez,isso pode ser um sim.Os trabalhadorers fazem o que o patrão pede,pois recebem para isso contudo nem toda vida segue o que a sociedade pede.

A partir da leitura do artigo, apresente essa diferença procurando entender como se faz uma abordagem na perpectiva dialética.

As diferença acontecem devido o relacionamento entre as pessoas,mais com tudo isso vai mundo com o tempo,pois é a lei da vida o homem..eles procurem a evolução.


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Crise de Paradigma
1ª: O que é um paradigma? De exemplos
2ª: Quais as consequêcias de uma crise de paradigmas?
3ª: Teça comentarios sobre Toms Kuhn
4ª: Qual o modelo de paradigma proposta por ele?
5ª: Em que consiste a dialitica
Repostas
1ª:Paradigma pode ser entendido por um exemplo, um modelo, uma referencia, uma diretriz, um parâmetro, um rumo, uma estrutura, ou ate mesmo ideal. Algo digno de ser seguido. Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno, seja um conjunto de idéias.6
2ª:Crise de paradigmas. Esta é a forma axiomática com que a esquerda enfrenta uma auto-reflexão. O paradigma do marxismo é cada vez mais colocado na berlinda; o paradigma de uma esquerda "democrática", "governável", é a nova cantilena apregoada por intelectuais orgânicos da pequena (ou grande) burguesia que lideram "movimentos sociais" e partidos de "esquerda", em especial o PT.
3ª:Thomas Kuhn nasceu em 18 de Julho de 1922, em Cincinnati, em Ohio, Estados Unidos. Formou-se em física (summa cum laude) em 1943, pela Universidade de Harvard. Recebeu desta mesma instituição o grau de Mestre em 1946 e o grau de Doutor em 1949, ambos na área de Física.
4ª:O estudo epistemológico elaborado por Kuhn, a respeito de sua análise feita: A estrutura das Revoluções Científicas, em referência ao uso prático do conceito de paradigma realizado no final do século passado, fundamentado no conceito analítico do  fazer histórico, tendo a filosofia como lógica do fundamento ao desenvolvimento das ciências da Natureza
5ª:



segunda-feira, 16 de abril de 2012

perguntas filosoficas

1- Defina cultura. Após, apresente um aspecto que você acha marcante na cultura brasileira.
R-Cultura:É o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo.O fato das grandes cidades estarem crescento cada vez mais
2- Qual o conceito de ideologia para Marx?
R-Marxismo é o conjunto de idéias filosóficas, económicas, políticas e sociais elaboradas primariamente por Karl Marx e Friedrich Engels e desenvolvidas mais tarde por outros seguidores.
3- Qual a relação entre cultura e ideologia?
R-